Video Clipe

A Fresno gravou o video clipe da música "Deixa o Tempo" .

A música será lançada em maio e será o primeiro single do disco REVANCHE

Fotos divulgadas por Lucas Silveira e Vavo


 Lucas e Tavares falam sobre o novo disco da banda e projetos solo.

 

MTV: Para começar, como foi esse clipe com o Biquini Cavadão?

Lucas - Na verdade, começou gravando uma música. O Coelho, que compõe várias músicas com eles, que é o guitarrista, me chamou. A gente se conheceu em festivais e aí ele me ligou um dia e falou 'pô, vamos fazer uma música, eu gosto do jeito que você escreve'. Aí, a gente se reuniu uma vez na minha casa e saiu essa música, assim bem rápido. A gente ficou até um tempo sem se falar, aí ele disse que tinha gravado e me chamou para gravar a voz também. Eu disse 'Claro! Adoraria inclusive'. Porque afinal de contas o Biquíni Cavadão faz parte de uma época com a qual a gente não tem contato, a gente não é amigo dos Engenheiros, dos remanescentes do Legião Urbana... São bandas que a gente não tem uma relação próxima, sabe? Paralamas e tal... Porque a gente acaba não cruzando muito na estrada.

Então, para mim, foi uma copisa incrível, uma banda dessa época que ainda está na ativa e faz sucesso perceber alguma coisa na gente e querer fazer uma música junto. A gente fez e daí saiu o clipe que fiz com eles e foi dirigido pelo próprio Coelho. Está sendo bem massa a recepção, bem polêmica, mas uma polêmica boa, sabe? As pessoas não conseguem conceber as duas coisas juntas. Na verdade, o roqueiro não envelhece, né? Conheço cara de 65 anos que é mais roqueiro que a gente. Então, não existe aquela coisa do cara velhão que veio falar comigo, a gente sai junto, bebe, faz festa, faz um som... Isso é meio para mostrar que não existe muita barreira entre as bandas.

 

MTV: E vocês pensam em outras parcerias desse tipo, seja na Fresno ou em seus projetos paralelos?

Tavares - Cara, eu acho o negócio da parceria muito legal, sempre. E tanto a gente procurando alguém como alguém procurando a gente... Estamos sempre dispostos a fazer isso e é uma coisa que engrandece o cara como profissional. O Lucas já tem coisa gravada com Chitãozinho e Xororó, fez a música com o Biquini Cavadão, enfim, saca? Acho que a gente trabalha para isso, gosta de fazer isso e é uma honra para o cara. Eu me lembro de ver o Biquini Cavadão tocando para 50 mil pessoas quando eu tinha 10 anos de idade. E hoje os caras estão gravando. É uma proximidade que eu não esperava, então, quanto mais trabalho para a gente, melhor. Eu fiz música pro Gloria, estou com uma parceria agora com o Nenhum de Nós, a gente não para e não quer parar. É o que a gente gosta de fazer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MTV: Como é essa parceria com o Nenhum de Nós?

Tavares - Começou uma coisa pelo Twitter, que eu nem sabia se era ele ou não era. Eles começaram a mandar letras e eu comecei a mandar demos para eles e então foi para o repertório do disco novo deles e eu já fiz três músicas, eles participaram do meu show em Porto Alegre... É uma coisa saudável, sempre fui muito fã do Nenhum de Nós. Até por essa proximidade que o gaúcho tem com o Nenhum de Nós. Então, às vezes nem acredito que estou fazendo coisa com os caras, sabe? Porque muitas vezes fui pra shows deles, paguei pra ver, e hoje os caras te ligam e falam 'ah! faz uma música aí'. É uma coisa que tu espera muito tempo para acontecer e quando acontece tu... 'wow!'.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MTV: E vocês vão lançar agora o disco novo da Fresno...

Lucas - Na verdade, a gente vai lançar o primeiro single do disco em maio e o álbum vai ser mais para o meio do ano. Mas está terminando a gravação, estamos fazendo voz...

 

MTV: Qual vai ser o primeiro single?

Lucas - Não está 100% decidido, mas provavelmente vai ser uma música que se chama 'Deixa o Tempo'. A coisa mais difícil para mim é achar um primeiro single que vai representar para a maioria das pessoas o que é o disco.

Tavares - Mas desta vez, a música começou a ser feita um bilhão de vezes e foi refeita mais um bilhão de vezes. Acho que é a música que mais se mexeu desde que começou a ser feito o disco. Começou de um jeito, depois a gente fez outra música... É um Frankstein, mas eu estou feliz com este single. Porque além de ser uma coisa que foi trabalhada um bilhão de vezes até ficar muito bom, a gente está começando com o single que a gente realmente gostaria de começar o disco, então estou bem tranquilo.

Lucas - Na verdade, o disco está saindo bem diferente do "Redenção". Para quem conhece a Fresno, não vai ser um choque muito grande. às vezes, um cara que é mais roqueiro vai achar a notícia boa, porque ele tem mais riff, mais guitarra, está mais pesado... Mas para quem é fã de tudo que a gente faz, não tem só a parte mais pesada, existe uma parte dele que é mais melancólica, tem até um sentimento que a gente nunca usou em música, como a raiva... Tudo que a gente escreve é o que a gente sente. Então, a gente está botando tudo nesse disco para fazer realmente uma coisa que supere o "Redenção", não só em vendas, e sim na recepção das pessoas, de elas perceberem de fora que os caras melhoraram e seguem melhorando.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MTV: Por que o fã de Fresno vai gostar de seus projetos solos?

Lucas - Na verdade, o fã de Fresno também é fã da gente individualmente, sabe? Então, se o Tavares for lá e lançou um negócio que não é Fresno, a chance do cara que é fã da banda gostar é muito grande.

Tavares - Porque mesmo sendo uma roupagem diferente, os compositores são os mesmos. Quem gosta do som do Lucas, gosta do meu som e já conhece outras coisas... É a mesma coisa para mim. Um grande ídolo meu é o Humbeto Gessinger, se ele lançar um projeto em que vá tocar gaita, eu vou achar legal! Porque eu já estou acostumado com a linha de composição dele e gosto do jeito que ele faz aquilo. E eu acho que o nosso lance, por mais diferente que seja, a gente curte as mesmas pessoas. Então tem coisa que só a gente sabe passar daquele jeito e que a gente já conhece como funciona o público e tal.

Lucas - E no Beeshop, por ser em inglês, é até uma mensagem mais difícil de passar, porque eu até imagino que têm fãs que falam 'ba, não. Prefiro Fresno'... Mas é uma música que eu faço sem compromisso. Realmente o disco é pop, tudo bem, mas não é uma coisa que eu fiz pensando no que é radiofônico, mesmo porque é difícil concorrer com a Fresno no rádio. Então, foi um disco que eu fiz do jeito que as músicas soaram na minha cabeça naquele dia.  Foi uma coisa sem ensaio e tal, é muito natural.

Tavares - A gente também tem uma coisa nos projetos mais ou menos assim... Hoje em dia, a Fresno é uma mega corporação já, não é mais uma brincadeira. A gente vive disso. Então, fazer um disco da Fresno é uma coisa muito intensa, que envolve muita pressão. A gente está lidando com a nossa vida, nossa carreira. São quatro pessoas pensando. E nos projetos não. Ninguém vai enfartar lançando o disco do projeto solo, tem essa diferença.

Lucas - De alguma forma, você acaba jogando para fora uma coisa que estava presa dentro de ti e pra meia dúzia de pessoas. A gente se sente mais musicalmente realizado, porque é impossível realizar tudo que tu quer dentro da Fresno, senão todo mundo ia enlouquecer.

Tavares - E sempre sobra composição. Sobrou uma música da Fresno que ninguém queria, mas o Lucas queria. Cara, se não tivesse o Beeshop, provavelmente isso ai teria tomado um peso na vida dele, como teria tomado na minha, do mesmo jeito. Mas já virou uma música do Beeshop. Então, tem esse lance da válvula de escape.

 

Entrevista postada no Portal MTV 

Blog

Biografia Fresno

15/10/2009 12:01

 

Oi galera, pra começar vamos contar um pouco da historia Fresno, essa banda maravilhosa que aproximou muita gente e que passou a ser trilha sonora da vida de tantas pessoas.

 Amigos de colégio, Lucas (guitarra), Gustavo (guitarra), Pedro (bateria) e Leandro (vocal) tiveram a idéia de montar uma banda em novembro de 1999, após uma animada reunião do Grêmio Estudantil, do qual os quatro faziam parte. A proposta inicial seria fazer versões punk de músicas consagradas, por pura diversão. No dia 4 de dezembro de 1999, houve na casa do Pedro o primeiro ensaio, e essa é tida como a data oficial da formação da banda.Eles ensaiaram despretensiosamente por alguns meses, rapidamente deixando de lado a proposta inicial para tocar covers de sucessos da época. Em maio de 2000, convidaram Bruno, que também estudava junto, pra ensaiar com a banda tocando baixo, só para que eles pudessem se apresentar no festival de bandas da escola, no mês seguinte. Foi nesse festival, no dia 16 de junho de 2000, que aconteceu o primeiro show da banda, com um repertório composto inteiramente de covers - quase todas de pop rock nacional. Depois do show, Bruno acabou decidindo permanecer na banda. A esta altura eles se chamavam Democratas, e começavam a surgir suas primeiras composições próprias, influenciadas principalmente pelo hardcore californiano. Essa canções se espalharam pela Internet em versões acústicas e logo começaram a chamar atenção. Em 2001, ao descobrirem que já havia uma banda nordestina chamada Democratas, os cinco rapazes decidiram mudar o nome. Após algum tempo de indecisão, se contentaram com "Fresno" - sugestão de Lucas, que achava graça na sonoridade da palavra. No final deste mesmo ano, eles gravaram sua primeira demo, O Acaso do Erro, com seis faixas. Foi durante as gravações desse EP que ocorreu a saída do vocalista Leandro da banda. Lucas, que sempre foi o principal compositor, assumiu os vocais, e desde então a Fresno é um quarteto. Em 2003, a banda voltou para o estúdio e gravou o álbum independente Quarto dos Livros, que ganhou destaque com faixas como "Teu Semblante", "Desde Já" e "Stonehenge". O reconhecimento desse álbum no meio independente levou a banda a fazer turnês por diversos estados brasileiros, sem nenhum tipo de apoio da "mídia tradicional".No ano seguinte já saiu o segundo disco, O Rio, A Cidade, A Árvore, que consolidou ainda mais o respeito pela banda na cena musical alternativa do Brasil. A faixa "Onde Está" conquistou diversas paradas de sucesso, e foi com ela que a Fresno começou a despontar para o grande público. Em 2006, a banda mostrou toda sua ambição ao lançar seu terceiro álbum, chamado Ciano. Com essas 14 faixas (11 inéditas e 3 regravações de Quarto dos Livros), os gaúchos elevaram seu sucesso para além do "underground", obtendo diversas aparições na MTV, alta rotação em rádios de todo país (principalmente com os singles "Quebre As Correntes" e "Alguém Que Te Faz Sorrir") e incontáveis downloads pela Internet. Durante esse processo, Bruno desligou-se da Fresno por motivos pessoais, conforme anunciado no site oficial da banda em 26 de outubro de 2006. Em seu lugar entrou Tavares, que já era amigo dos integrantes, tendo inclusive participado da produção de discos anteriores.Atualmente, a Fresno é uma das bandas mais veneradas entre o público jovem do Brasil. Essa idolatria se faz visível no especial MTV Ao Vivo 5 Bandas de Rock, lançado em maio de 2007 em DVD e CD, que conta com quatro músicas da Fresno. Esse show foi gravado no dia 14 de fevereiro de 2007, no Via Funchal, em São Paulo/SP. A música Polo foi composta para ser o single desse novo trabalho, e o videoclipe resultante já está no ar. O convite para participar desse DVD representou para a banda o reconhecimento de mais de sete anos de batalha no mundo do rock independente, e eles não desperdiçaram a oportunidade.

No dia 06/05/08 os integrantes da banda Fresno anuncian a saída de Pedro Cupertino(bateria),
algum tempo depois Bell Ruschel assumiu a bateria da banda.
Com o profissionalismo de suas apresentações, eles estão sempre nos mostrando que chegaram para ficar.
Quem diria que 4 carinhas do RIO GRANDE DO SUL iriam mudar as nossas vidas.
Fresno nós te amamos

Fresno

Albuns em estudio: Quarto dos Livros (2003)O Rio, A Cidade, A Árvore (2004)Ciano (2006)Redenção (2008)Revanche (2010)

Albuns ao  vivo: MTV Ao Vivo 5 Bandas de Rock (2007)

Singles: "Stonehenge" • "Teu Semblante" • "Sono Profundo" • "Onde Está" • "Duas Lágrimas" • "Quebre as Correntes" • "Alguém que te Faz Sorrir" • "Pólo" • "Alguém que te Faz Sorrir" (relançado) • "Desde Quando Você se Foi" • "Redenção" • "Deixa o Tempo" • " Eu Sei" • " Revanche"

DVDs : MTV Ao Vivo 5 Bandas de Rock (2007)O Outro Lado da Porta (2009)